quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Diversão com Estequiometria! - Parte 1

Crianças, primeira tradução de um material americano para o Estude, Nerd! Esse material é do Mr. Guch (para dicas de Chemistry, go visit www.chemfiesta.com)


QUÍMICAAAAAAAAAAA. /PAREI

Eu sei o que você está pensando. Você ODEIA estequiometria. Você não consegue nem pronunciar direito! Soletrar? VISH! E o pior é: ELA ESTÁ EM TODOS OS TIPOS DE CÁLCULOS QUE DEIXAM VOCÊ LOUCO! Todos os seus amigos ODEIAM ESTEQUIOMETRIA TAMBÉM E SEU PROFESSOR INSISTE EM USAR A PALAVRA "ESTEQUIOMETRIA" COMO SE FOSSE UM TIPO DE PALAVRA MÁGICA! 
OK... respira fundo... Vamos começar do começo mesmo, então esqueça TUDO que você sabe sobre estequiometria (NO, SE É QUE VOCÊ SABE ALGUMA COISA NÉ???).

O que é estequiometria, afinal?
A melhor definição para estequiometria é essa: é um jeito de descobrir quanta coisa você vai produzir em uma reação química ou a quantidade que você precisará para realizar uma equação química seja ela qual for.
Não é tão assustador assim, povo. Vamos pensar na minha reação química favorita *u*: fazer sanduíches de manteiga de amendoim com geleia (ok né, talvez essa não seja uma equação química tão conhecida, ou realmente não seja uma VERDADEIRA equação química.... mas, a ideia é a mesma!). Quando eu tô na larica, eu uso a estequiometria durante esse processo. Tipo, se eu tiver dez fatias de pão em casa, a estequiometria vai converter a quantia de fatias que eu tenho (10) no número de sanduíches que eu poderei fazer (5). Isso é exatamente a mesma coisa que você faz em Química, a menos o fato de que as conversões são um tanto mais desafiadoras.

Como eu começo?
Antes mesmo de responder essa pergunta, você vai precisar entender como eu faço os cálculos estequiométricos (vulgo Macumba Braba). Ao passo que Cálculos Estequiométricos são exatamente a mesma coisa que conversão de unidades, você DEVE revisar como fazer o método T-chart de conversão de unidades no link:  http://estudenerd.blogspot.com.br/p/conversao-de-unidades.html  antes de continuar. Eu esperarei pacientemente aqui enquanto você dá uma olhadinha lá.
OK. Eu SEI que você NÃO VISITOU este link. Véi, na boa, vá ver o site ou minhas explicações não vão fazer sentido N-E-N-H-U-M. Você só vai ficar tão frustrado quanto você estava antes e, você não quer isso né? Claro que não! Vá ver o link, aprenda como fazer as conversões de unidades usando meu método divo e depois volte aqui!
Agora que você entendeu tudo sobre os cálculos usando meu método super simples eu irei assustá-los com um grande diagrama! Pfvr, nada de drama - é tão fácil de usar do que parece:

Acredite se quiser, essa é a ÚNICA coisa que você tem que gravar para fazer os Cálculos Estequiométricos (se você viu o link que te recomendei, é claro - se você não o estudou ainda, faça agora ou você não entenderá nada que eu vou falar mais tarde). Antes de fazermos qualquer coisa, vamos ir a fundo no significado dos termos químicos desse diagrama.
  • reagente: A coisa com que você começa na reação. Para fazer os sanduíches, pão é o reagente. Para a equação  2 H2 + O2 → 2 H2O, tanto o gás hidrogênio (H2) quanto o oxigênio (O2) são reagentes.
  • produto: A coisa que você faz na reação. Para fazer os sanduíches, o próprio sanduíche será o seu produto. Para a equação  2 H2 + O2 → 2 H2O , água é o seu produto.
  • proporção molar: A proporção entre produto e reagente em uma reação química. Os números que completam essa proporção são encontrados diretamente do balanceamento da equação. Véi, acho que você não tá entendendo nada... Mas, não se preocupe com isso agora.
  • PV = nRT (e aquela parada toda escrita em volta disso): Se você já viu Estudo dos Gases, você já sabe como converter litros em mols (usando pressão e temperatura e blablabla). Se você nunca viu isso na sua vida então a única coisa que você tem que saber são as seguintes sábias palavras: 1 mol contém 22,4 litros.
  • massa molar: A massa molar é também conhecida como "massa molecular", "peso molar" e "massa fórmula". 


Por hoje é isso, folks!
Thank you, Mr. Guch!
Chris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário