segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A relação da Interpretação Textual com Ciências Exatas

Eu venho analisando as minhas aulas de monitoria e vejo que a dificuldade em Química e nas outras exatas perpassa pela dificuldade da interpretação de uma questão ou simplesmente de um texto. Língua Portuguesa demanda do estudante competências cujas auxiliarão o pupilo a desenvolver o senso crítico-interpretativo focando não só em Língua Portuguesa, mas esta disciplina torna-se um gama e referencial para as outras.
“Pedro, eu não consigo entender Química. Pedro... As questões de Química são muito complicadas! Pedro, como eu faço essa questão?!” Perguntas como essas compõem o meu FAQ (Frequently Asked Questions – Perguntas Frequentemente Respondidas), e às vezes (minto, na maioria delas) a problemática está em dois fat...
ores: o aluno não compreende a questão ou o aluno interpreta a questão de maneira errônea. Quando as avaliações são entregues, é um clássico eu ouvir (até de mim mesmo) “Pedro, eu errei por besteira.”.
Gente, o problema não é em Exatas. O problema tá na interpretação textual. Como isso se dá? Por falta de leitura, falta de prática (faça exercícios – não só de exatas, mas Interpretar textos também)... Esses e outros fatores definem o nervosismo na hora de encarar uma prova de Física Clássica ou outras coisas do tipo e tudo termina em pizza.
Ler a questão, sair procurando pegadinhas, reler a questão enquanto a mesma estiver dubitável... São coisas que já são batidas, e que temos continuar apertando essa mesma tecla em qualquer avaliação e principalmente no vestibular, galerê! São coisas que a gente aprende com o tempo, todavia não devemos esperar o tempo para aprender no tardar da situação.
 
 
 
Pedro Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário